Skip directly to content

Você sabe o que é capital de giro?

31/05/2021

O capital de giro é a reserva que financia as atividades do seu negócio e garante o pagamento das despesas em dia. Com o valor certo em caixa, sua empresa tem “giro” suficiente para manter seu funcionamento e cobrir os custos até a entrada das receitas.  Afinal, é normal passar por momentos em que os gastos são mais altos do que os ganhos, desde que você tenha dinheiro para segurar as contas até receber pelo que vendeu.
No caso, o termo “giro” se refere ao ciclo financeiro, que representa toda a movimentação de capital do negócio —  desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento das vendas, por exemplo.

Durante esse ciclo, há recursos que entram (ativos) e outros que saem (passivos) do caixa da empresa, mas é normal ter mais despesas do que fontes de receita em alguns momentos. 

Por isso é fundamental ter capital de giro suficiente para bancar as contas do negócio nesse intervalo entre os pagamentos e recebimentos, mantendo o equilíbrio entre ativos e passivos. Quanto maior for o prazo para receber pelas vendas, maior será a demanda por dinheiro em caixa, já que a empresa precisa honrar compromissos como comprar insumos e mercadorias, pagar impostos e salários, consertar equipamentos, etc.

Para fazer um bom controle do seu capital de giro, que tal implantar um software de gestão de negócios na sua empresa? A Harsoft oferece todo o suporte necessário para instalação e manutenção dos sistemas de automação comercial. Entre em contato pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br e agende seu orçamento.

Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog