Skip directly to content

Importância na calibração de equipamentos

07/10/2021

Independentemente do segmento ou porte, qualquer indústria, farmácia ou laboratório que utilize medidores em seus produtos ou processos deve garantir a confiabilidade dos resultados que apresentam. Nesse contexto, destaca-se o uso correto das escalas e sua calibração, por se tratar de um dos instrumentos de medição mais utilizados.

Quer sejam balanças comerciais ou balanças de precisão para a indústria farmacêutica, a calibração é um processo crítico para garantir resultados de pesagem confiáveis. Isso evita prejuízos para empresários e consumidores e garante boas relações comerciais, de saúde, segurança e meio ambiente.

O que é e como é feita a calibração de balanças?

A calibração de escalas visa compreender e confirmar os resultados de medição e erros fornecidos pelas escalas com base em uma massa padrão como valor de referência. Em outras palavras, a calibração de balanças é simplesmente uma comparação quantitativa entre o valor do peso de referência utilizado e o display registrado na balança.

Por exemplo, um peso padrão calibrado com um valor nominal de 15 kg é colocado no prato de pesagem e o valor mostrado no display é observado após a estabilização da balança. A diferença entre o valor exibido pelo dispositivo e o valor de referência da massa padrão é chamada de erro de exibição.

Todas as especificações técnicas das escalas, bem como os erros máximos admissíveis, estão definidas na portaria INMETRO nº 236/94. No final da calibração, o laboratório especialista comissionado emite um certificado para garantir a rastreabilidade da variável medida. O cliente pode usar este documento para avaliar se suas escalas atendem aos critérios de aceitação. Caso a balança não atenda aos requisitos, deve ser enviada para oficina autorizada pelo IPEM-PR ou INMETRO para ajuste e reparo.

Benefícios da calibração de balanças:

  • Obtenha resultados de pesagem confiáveis;
  • Garantir informações sobre o peso dos produtos comercializados;
  • Previna fraudes e discrepâncias;
  • Respeite as margens de lucro corretas;
  • Garantir a qualidade dos produtos fabricados;
  • Evite multas e proibições;
  • Detectar desgaste do instrumento;
  • Confirme a confiabilidade dos testes e análises de laboratório.

 

Prejuízos causados pela falta de calibração de balanças

A calibração é um processo necessário para garantir transparência e confiança em qualquer transação envolvendo itens ponderados e evitar perdas para vendedores e compradores.

Para pequenas e grandes indústrias, é importante que esses instrumentos funcionem perfeitamente, a fim de evitar tensões diretas e indiretas como desperdício de matéria-prima, perda de qualidade do produto, paradas não planejadas para ajustes, erros de auditoria, retrabalho e até mesmo recalls de produção.

Balanças utilizadas no comércio, como supermercados, mercearias, açougues e padarias, também requerem atenção especial. Essas instalações precisam calibrar as balanças para não ferir os clientes ou sofrer perdas.

Além disso, o correto funcionamento dos dispositivos de medição é essencial para garantir a eficácia das formulações e produtos. Um exemplo é o setor farmacêutico, onde 1 mg dosado incorretamente para cima ou para baixo em toda a fórmula e, portanto, coloca em risco a saúde das pessoas.

Importância de investir na calibração da balança

O fato é que negligenciar a calibração é um grande risco para os gestores, pois o valor de investir neste processo é muito menor do que o custo do equipamento sem calibração. Portanto, seja uma decisão acertada em termos de competitividade e transparência da organização.

As balanças de calibração garantem a concorrência justa no mercado e a proteção dos direitos do consumidor. Além disso, a empresa que realiza esse processo de forma regular fica livre de multas e até mesmo de proibições dos auditores se for constatado que os aparelhos não atendem aos critérios de erro. No geral, é um passo em direção à lucratividade, à melhoria contínua e aos aspectos legais.