Reduzindo custos ao cadastrar produtos corretamente.
O registro do produto é a base da gestão organizacional, principalmente no varejo, que possui um grande volume de mercadorias e onde os produtos apresentam dados em constante modificação, como: Preço de custo, preço de venda e tributação.
O registro de produtos é uma tarefa rotineira e obrigatória para quem compra e vende mercadorias. Para fazer isso, alguns dados específicos do elemento devem ser comunicados, tais como: o nome dos produtos, o tipo, o número de identificação individual, custo unitário, preço de venda, nome do fornecedor e a classe a que pertencem em geral.
Um ponto crucial nesse processo é a correta tributação dos produtos, pois há muitos impostos associados a um item. PIS, COFINS, IPI e ICMS influenciam o resultado do seu negócio, por isso é importante classificar corretamente todas as posições para a correta apuração dos impostos.
Com todos esses dados coletados, o monitoramento do produto torna-se mais assertivo, o que leva a processos aprimorados. Desta forma, o departamento fiscal ou contábil sabe exatamente quais impostos estão sendo cobrados sobre o produto comprado ou vendido, o que permite um cálculo correto dos impostos. Sem isso, saber quanto pagar é muito mais complicado, mesmo que você esteja pagando a mais.
Com todos esses dados coletados, o monitoramento do produto torna-se mais assertivo, o que leva a processos aprimorados. Desta forma, o departamento fiscal ou contábil sabe exatamente quais impostos estão sendo cobrados sobre o produto comprado ou vendido, o que permite um cálculo correto dos impostos. Sem isso, saber quanto pagar é muito mais complicado, mesmo que você esteja pagando a mais.
Quanto maior o número de produtos na empresa, maior a necessidade de organização, é claro. Mas mesmo as pequenas empresas podem movimentar grandes quantidades de mercadorias. Portanto, o registro do produto é uma tarefa que deve ser realizada independentemente do porte da empresa.
É importante ressaltar que é necessário manter a lista atualizada, pois um estoque costuma apresentar um grande movimento diário de entrada e saída de mercadorias. Perder-se na falta de informação é muito fácil, o que acarreta problemas e perdas.
Classificação Tributária de Mercadorias
Quando há um ponto que levanta dúvidas e preocupações nos envolvidos com compra e venda de produtos (e contabilidade também!) É preciso uma boa organização para saber exatamente o que é tributado e quanto é tributado neste produto em particular. É por isso que existe o NCM e o GTIN.
No caso da NCM, é um código utilizado pelo governo para definir o imposto que incide sobre uma determinada mercadoria, que inclui os seguintes tributos: PIS, Cofins, ICMS e IPI. A correta definição do produto NCM interfere, portanto, diretamente na tributação da empresa. Muitas empresas ainda erram ao pagar o imposto e, curiosamente, algumas estão pagando muito sem perceber. Portanto, é importante manter o registro do produto atualizado.
Por exemplo, se a empresa emitir uma nota fiscal com a alíquota de ICMS errada, você não terá problemas com a Receita Federal se o imposto pago for maior que o valor devido. Mas sua empresa perderá dinheiro que poderia ser investido de outras maneiras. Se for o contrário (pagamento menor) e o Fisco identificar, a empresa pode ser obrigada a pagar a diferença ou uma multa bastante elevada.
Vantagem de Investir em um Software de Revisão de Cadastro de Produtos
1. Redução de riscos
Você já se beneficia agora de poder identificar, calcular, mensurar e reduzir riscos na área tributária. Porque o recolhimento dos impostos obrigatórios pertence ou pelo menos deve ser incluído no seu planejamento financeiro. Isso vai de encontro com a redução de perdas e a possibilidade de penalidades fiscais.
Eis uma palavra que adoramos ler: Benefícios! E eles existem e estão disponíveis para você. No entanto, a única maneira de determinar os créditos fiscais aos quais você tem direito é conduzir uma auditoria fiscal eficiente para sua empresa. Deixar de aproveitar isso também significa perder dinheiro.
2. Planejamento Tributário e de Preços.
O planejamento tributário permite que você tenha uma visão de 360 graus do seu negócio e identifique os pontos cegos que exigem mais engajamento. Porque não adianta ter uma parte completa do processo se algo está errado ao longo do caminho.
Além disso, ao usar a ferramenta, você receberá dados suficientes para ter uma visão geral muito melhor na hora de comprar e, principalmente, ao vender seus produtos e apoiar a precificação de cada item. Isso mantém um equilíbrio saudável entre desempenho de renda e entrada.