Skip directly to content

Três dicas para precificação de serviços

29/05/2021

A gestão financeira para empresas prestadoras de serviços tem seus próprios caminhos e estratégias, que não são as mesmas da venda de produtos.É claro que há muitos pontos em comum, mas você precisa de conhecimentos específicos para lucrar com serviços e uma outra visão de negócio.

A precificação de produtos e serviços é um dos maiores desafios do empreendedorismo. Fácil seria poder estipular um preço com base na concorrência e nos objetivos da empresa, mas o processo é muito mais complexo do que isso. Por isso, existem inúmeras técnicas e ferramentas de gestão que ajudam prestadores de serviços a organizar suas contas, monitorar o caixa e fazer projeções financeiras mais precisas.

O objetivo é comum a todas as empresas: reduzir custos, aumentar os lucros e investir para crescer cada vez mais. Para precificar serviços, temos que nos atentar às particularidades de cada um. 

1. Conheça seus custos e despesas

O primeiro passo para precificar produtos deve ser o levantamento detalhado de todos os custos e despesas envolvidos na atividade da empresa. Se pular essa etapa, você corre o risco de ter prejuízo mesmo vendendo muito. Isso acontece quando os preços estão baixos demais e o faturamento não é suficiente para cobrir todos os custos e despesas.

2. Defina sua margem de lucro

Qual lucro você pretende obter com a venda de cada produto? O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria e os custos e despesas existentes (estimados de acordo com o passo anterior). Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, a sua busca deve ser pelo equilíbrio, visando uma rentabilidade responsável.


3. Use o markup

O markup é um índice muito utilizado na formação de preços, pois permite equilibrar custos e lucro no mesmo cálculo.  Para calcular o preço de venda por markup, usamos como base o custo de produção, ou seja, tudo o que você gastou para produzir o item que será vendido, como a matéria-prima e a mão de obra utilizadas.

A Harsoft oferece todo o suporte necessário para instalação e manutenção dos softwares de automação comercial. Entre em contato pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br e agende seu orçamento.

Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog