Skip directly to content

Saiba como funciona a Precificação e o ponto de equilíbrio

26/05/2021

Quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio financeiro, significa que seus custos se igualam à sua receita, marcando o momento em que o negócio se torna sustentável e está pronto para começar a lucrar. Para que isso ocorra, é preciso que os preços estejam bem formulados, mas o crescimento não pode parar por aí.

O ponto de equilíbrio é apenas uma meta inicial do negócio, e deve ser sucedido pela geração de lucro. Não basta ter uma boa rentabilidade, mostrando que sua empresa conseguiu o dinheiro necessário para pagar os custos e as despesas. É preciso correr atrás da lucratividade, que é aquela parte dos recursos que sobra depois de saldar todas as obrigações.

Então, o ideal é que as empresas operem acima do ponto de equilíbrio. Assim, além de terem lucro, podem realizar investimentos e possibilitar o crescimento do negócio. Essa jornada até a lucratividade começa lá na precificação, quando aplicamos a margem de lucro — o percentual adicionado aos custos totais de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá sobre a venda.

A Harsoft ajuda a sua empresa a melhorar os sistemas de softwares de gestão de negócios e obter o melhor controle da precificação e lucratividade. Entre em contato pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br.

Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog