Quais os princípios de um bom atendimento ao cliente?
Da mesma forma que as vendas são o grande motor de uma empresa, afinal, sem lucro, não há como prosperar, o atendimento ao cliente precisa estar no topo das prioridades. A ideia é que, qualquer problema, possa ser rapidamente solucionado. Muitas vezes, a demora na resolução do problema incomoda mais o cliente, do que o problema em si. Com a era digital, a robotização mesmo que parcial dos atendimentos, pode ser vista com bons olhos pelos consumidores. Da mesma forma que a IA pode resolver pequenas questões por meio de chats e atendimentos automatizados, em alguns casos mais complexos, a falta do contato humano pode aumentar o tempo de resolução de um problema. Quais são os princípios de um bom atendimento ao cliente?
1 - Ser empático – praticar a empatia pode te levar a outros patamares. Coloque-se no lugar do seu cliente sempre que tiver algo a solucionar;
2 - Ter visão – com isso você pode se antecipar ao problema – ter consciência do que pode dar errado e já ter uma solução é uma forma rápida de apresentar a saída quando algo fora do script acontecer;
3 - Pedir feedback – ouvir a opinião de quem compra seu produto e levar isso em consideração vai ajudar a estar caminhando sempre rumo à excelência;
4 - Surpreender seu cliente – quem não gosta de surpresa? Todo mundo gosta, principalmente seu consumidor, que não está esperando isso de você;
5 - Conhecer seu cliente – e, dessa forma, se comunicar de maneira adequada – cada pessoa tem um nível de conhecimento e cultura. Estude seu cliente para entender sua necessidade e acertar na oferta do produto.
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Fonte: Equipe Harsfot e Mundo Automação