Skip directly to content

Localização de Produtos

Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade é essencial para deixar tudo organizado.
30/07/2021

Saber onde cada item fica, qual a quantidade, a qual grupo pertence, se são perecíveis e qual o prazo de validade é essencial para deixar tudo organizado. Veja como criar um esquema de organização de estoque simples e como localizar qualquer produto com facilidade:

Localizar produtos

o seu depósito como o interior de um supermercado, com corredores, estantes e prateleiras para todos os lados. Agora, identifique cada um desses itens, com letras, números, cores… pode usar a criatividade à vontade, mas lembre-se de que o objetivo é simplificar. Por exemplo:

Os corredores, da esquerda para a direita, vão de 1 a 9;

As prateleiras, de cima para baixo, vão de A a Z;

Estante da esquerda de qualquer corredor é (.1);

Estante da direita de qualquer corredor é (.2).

Para os que precisam de uma dose extra de organização, cada estante pode ter um adesivo que as diferencie por cor e assim por diante.

Organizar Corredores

Agora que você já elaborou o próprio sistema de localização do seu depósito, chegou a hora de determinar o local de cada produto. Para isso, use os requisitos de armazenamento da embalagem como guia e lembre-se de nunca armazenar o mesmo produto em dois locais diferentes.

Na embalagem diz que o produto é sensível à luz do sol? Escolha um corredor afastado da janela e dê preferência às prateleiras mais próximas ao chão. A embalagem de outro produto é danificada pela umidade, procure mantê-la em locais mais altos.

Assim fica muito mais fácil de ter o depósito perfeitamente arrumado!

Organizar Prateleiras

Mesmo que seja tentador colocar os produtos de maior circulação na altura dos braços, a regra é clara: mais pesados embaixo, mais leves em cima, não importa a rapidez que você precise reabastecer. Assim você garante a maior durabilidade dos seus móveis e diminui as chances de acidentes envolvendo o desequilíbrio de estantes.

E não esqueça de colocar os produtos mais próximos de chegarem ao fim da validade à frente e ir abastecendo o fundo da prateleira conforme mais produtos chegam.

 

Blog Harsoft