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Estoque mínimo

Conhecido também por estoque de segurança, de reserva ou de proteção, todos esses nomes se referem à mesma ferramenta.
21/07/2021

O estoque mínimo é um indicador que corresponde à quantidade mínima de mercadorias que a empresa deve manter para evitar desabastecimento ou excesso de produtos em estoque. Conhecido também por estoque de segurança, de reserva ou de proteção, todos esses nomes se referem à mesma ferramenta - e indicam a quantidade mínima de produto que deve ser mantida até a próxima compra do fornecedor.

Em tese, quando a empresa atingir essa quantidade de produto armazenado, terá que gerar um novo pedido de compra, pois só fornece estoque suficiente para atender a demanda até a data oferecida pelo fornecedor para a entrega do produto.

O valor adequado dos produtos na gestão de estoque varia de acordo com as características das empresas. Por exemplo, um comércio varejista precisa de mais estoque porque precisa atender os clientes imediatamente, enquanto uma indústria precisa se preocupar mais com a quantidade de matérias-primas e insumos para manter a produção em andamento.

Qual a importância do estoque mínimo?

Saber como calcular o seu valor é de suma importância na gestão de uma empresa. Afinal, ele indica a quantidade mínima de itens que a empresa precisa para continuar trabalhando e atendendo seus clientes. Essas informações também se aplicam aos picos de vendas para evitar o esgotamento do produto.

Com base no cálculo do estoque de segurança, o gestor pode planejar melhor, saber quando é necessário comprar mercadorias e evitar reservas de produtos que podem ser um prejuízo, ou que você não tem itens para atender seus clientes, resultando em vendas perdidas.

Quem está envolvido com a comercialização de produtos perecíveis precisa se preocupar ainda mais com esse tema. Porque se você encalhar em objetos, você pode perdê-los por decomposição - e a perda financeira é enorme.

Além disso, o estoque mínimo oferece mais segurança aos gestores, principalmente em casos excepcionais como o atraso de um fornecedor - o que poderia comprometer sua imagem perante seus clientes.

 

Fonte: Blog Harsoft