Entenda como funciona o processo de precificação de produtos
O processo de precificação é o principal caminho do varejista para se ter um negócio lucrativo. Com um mercado cada vez mais competitivo, a formação de preços precisa se tornar cada vez mais eficiente, a fim de evitar que vendas sejam realizadas sem prejuízo. Uma das principais armadilhas do varejo: negligenciar a formação do preço de venda.
Aplicar uma gestão correta de indicadores e margens será o fator pelo qual o seu e-commerce conseguirá sobreviver 5 anos ao invés de 5 meses. Veja esse exemplo:
O dono de uma loja virtual compra um boné a R$ 10,00, aplica um markup de 2.0, comercializando a R$20,00 o produto e possui os seguintes dados de venda:
Taxa de marketplace: 12%;
Taxa do cartão: 4%;
Impostos: 4%.
Apurando os custos variáveis dessa venda, temos:
Custo da venda da mercadoria: 10,00 + 2,40 + 0,8 + 0,8 = 14,00
Logo, o lucro bruta dessa venda será de:
Preço de Venda = Lucro Bruto + Custo da Venda
20 = Lucro Bruto + 14
Lucro Bruto ou Margem de Contribuição = 6,00 ou 30%
Isso quer dizer o seguinte: para cada venda de um boné a R$20,00 – sem incluir frete, comissão de vendedores e até descontos - esse lojista vai conseguir R$6,00 para contribuir no pagamento de suas obrigações do mês.
Se ele possui custos fixos de R$6.000,00 (Pró-labore, contas de luz, água, internet, salários, aluguel, etc) será preciso vender 1.000 bonés para fechar o mês no zero, ou seja, bater o seu ponto de equilíbrio operacional.
Vale lembrar que nesse exemplo, não foi levado em conta possíveis deduções na margem. No varejo, isso acontece com 89% dos negócios – dado do Preço Certo – e por conta disso, a sua precificação precisa estar sempre em análise, execução, monitoramento e validação – um processo.
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Fonte: Equipe Harsoft e E-Commerce Brasil