Skip directly to content

Consumo Médio Diário

O consumo médio diário deve ser calculado a partir do registro de vendas, por isso é essencial ter todas essas informações bem organizadas e precisas.
29/07/2021

O consumo médio diário deve ser calculado a partir do registro de vendas, por isso é essencial ter todas essas informações bem organizadas e precisas. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

Consumo médio diário =  consumo das mercadorias em um determinado período / dias do período analisado

Se o valor alcançado for menor do que 1, isso indica que você vende, em média, menos do que uma unidade do produto por dia, ou seja, há dias em que nenhum produto é vendido.  

Por exemplo: suponha que você vende, em média, 120 unidades do produto X em um mês. Assim, o seu consumo médio seria de 4 (120/30) unidades/dia.

Calcule o estoque mínimo

A partir de todos esses dados, será muito mais fácil calcular o seu valor. A fórmula é a seguinte:

Estoque mínimo (Emn) = consumo médio diário x tempo de reposição

Vamos voltar ao nosso exemplo anterior. Caso a mercadoria X tenha um tempo de reposição médio de 15 dias e o consumo médio diário de 4 unidades/dia, então o Emn será de 60 unidades (4 unidades/dia x 15 dias = 60 unidades).

Calcule o ponto de pedido

Então, após calcular o Emn, você já poderá usar apenas essa informação para saber quando realizar novos pedidos? Nem sempre. Afinal, é possível que existam intercorrências com o fornecedor, como atrasos na entrega, e você deve estar precavido.

Por isso, a sugestão de muitos especialistas é fazer mais um cálculo, chamado de Ponto de Pedido – ele indica o momento certo em que o empresário poderá fazer um novo pedido de compras.

Para calcular essa informação, é fundamental conhecer melhor o fornecedor, pois você terá que usar alguns dados importantes sobre ele na hora do cálculo, como:

Emissão do pedido de compra: é o tempo para emitir o pedido para o fornecedor e também o tempo entre as cotações nos diferentes fornecedores;

Preparação do pedido de compra: é o tempo que o fornecedor leva para preparar seu pedido e deixá-lo disponível para a entrega;

Transporte das mercadorias: período necessário para que as mercadorias saiam do fornecedor e cheguem até a sua empresa.

A partir desses dados, você poderá aplicar a fórmula de ponto de pedido, que é:

Ponto de Pedido = C (média de consumo de mercadorias por dia) x TR (tempo de reposição) + Emn

Vamos supor que você comercialize, em média, 50 unidades de um produto por mês e o seu fornecedor demore cerca de 5 dias para fazer a entrega. Se o seu Emn for de 50 unidades, o ponto de pedido seria calculado da seguinte maneira:

PP= (50/30) x 5 + 50

PP= 1,66 x 5 + 50

PP = 58,3 (aproximadamente 59 unidades).

Ou seja, o próximo pedido deverá ser feito quando você tiver 59 unidades no seu estoque – e não 50, como poderia sugerir apenas o Emn. Essa margem de segurança é fundamental para evitar ficar sem produtos até o tempo de entrega do fornecedor.

E o que é estoque máximo?

Enquanto o Emn e o ponto de pedido ajudam o gestor a evitar a ruptura de estoque, o estoque máximo evita a compra de produtos em excesso, que podem estragar ou ficarem encalhados no estoque.

Assim, estes dois tipos de estoques são de suma importância, porque evitam prejuízos. Um, pela falta de produto, perdendo oportunidades de vendas, e outro, pelo excesso de mercadorias, que podem ficar encalhadas e vencidas, fazendo o gestor perder dinheiro.

Para calcular o estoque máximo, use a fórmula:

Estoque máximo = Emn + lote de reposição

Vamos supor que você comprou 45 unidades de reposição e que o seu estoque mínimo seja de 60. O estoque máximo, após aplicar a fórmula, seria de 105 unidades, ou seja, 60+45.

Simples, não?

 

 

Fonte: Blog Harsoft