Skip directly to content

Como gerenciar o estoque com eficiência?

Em uma empresa com bom controle de estoque, os produtos nunca se esgotam para evitar a perda de vendas.
19/07/2021

Em uma empresa com bom controle de estoque, os produtos nunca se esgotam para evitar a perda de vendas. Da mesma forma, esses itens não ficam disponíveis em quantidades excessivas no almoxarifado, o que acarretaria dificuldades logísticas e outros prejuízos para sua empresa.

Você deve saber exatamente o que está em seu estoque. Por esse motivo, preparamos aqui um guia passo a passo para ajudá-lo a se organizar melhor.

1. Identifique e separe os itens por categorias

Para uma contagem eficiente, os elementos devem ser devidamente identificados. Portanto, também é altamente recomendável dividir os produtos em categorias. Normalmente, o estoque é dividido em tipos de produtos e, dentro dessa categoria, pode haver várias subdivisões, como preço ou data de compra.

2. Determine um horário

Fazer o inventário de estoque durante um determinado período com produtos que entram ou saem é contraproducente. Porque há uma boa chance de que o valor esteja desatualizado no momento em que a contagem for concluída.

 Para evitar esse retrabalho, o ideal é determinar um momento para a contagem quando não houver fluxo de mercadorias para garantir levantamentos muito mais precisos e eficientes.

3. Escolha o melhor método

Embora o sistema de contagem manual seja amplamente utilizado, esta opção requer tempo e atenção extra - mesmo com estoque menor. Portanto, o uso de um método de contagem de estoque automatizado garante um processo mais rápido com informações confiáveis.

Normalmente, este método envolve o uso de códigos de barras do produto, o que permite que a contagem seja totalmente automatizada. Quando tal sistema não puder ser implementado, é importante usar um sistema de entrada de dados que forneça uma visão mais completa do inventário.

Neste caso, o sistema de contagem é parcialmente manual e parcialmente automatizado, proporcionando melhor controle sobre o seu estoque.

4. Confira a contagem

Se a contagem for feita manualmente, a conferência é obrigatória! Mas também é necessária a contagem eletrônica, pois os erros também podem ocorrer automaticamente.

O ideal é que a contagem seja realizada por duas ou três pessoas diferentes, o que garante uma maior consistência dos resultados. Valores diferentes ou divergentes indicam necessidade de ajuste ou mesmo retrabalho.

5. Mantenha controle

Após verificar e liberar os valores, é importante manter o controle da contagem. As auditorias são uma ótima opção, pois garantem que os números realmente correspondem ao estoque real.

Vale lembrar que empresas com alto fluxo de mercadorias precisam contar seu estoque com mais frequência para ter certeza de que sub ou superdimensionado.

A contagem de estoque é vital para a saúde de qualquer empresa porque imobilizar ativos é tão prejudicial quanto o desabastecimento. Para fazer essa contagem corretamente, você precisa identificar e categorizar os itens, determinar o melhor momento, escolher um método, fazer verificações de contagem e também rastrear o processo.