Skip directly to content

Como fazer controle de custos e despesas

30/05/2021

Independente de sua atividade econômica, a atenção ao dinheiro que sai do caixa é imprescindível para a sustentabilidade da companhia no curto, médio e longo prazo. Uma empresa que deseja incorporar boas práticas de gestão pode começar pelo controle dos custos e despesas do negócio.

Esse diagnóstico, monitoramento e avaliação dos números pode ajudar muito na tomada de decisões. Sem esse processo devidamente implementado, fica bem mais difícil saber se é hora de abrir uma filial ou cortar gastos administrativos, se é possível aumentar a equipe de vendas ou se o fluxo de caixa atual não está dando conta do recado.

Para o controle de custos e despesas mais básico, uma planilha simples já ajuda. Mas o ideal é um software de gestão que facilite o registro e a revisão periódica dos dados. O controle de custos e despesas exige uma categorização adequada. A melhor maneira de organizar essa questão é analisando os custos fixos e variáveis, as despesas fixas e as variáveis e as despesas operacionais.

Gostou dessa dica? Conheça o software de gestão de negócios da Harsoft, personalizamos os sistemas de acordo com a necessidade da sua empresa. Solicite um orçamento pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br.

Fonte: Equipe Harsoft e Conta Azul Blog