Skip directly to content

Como calcular o nível de estoque ideal para a sua empresa?

O controle de estoque é importante para o crescimento do negócio.
29/07/2021

O controle de estoque é importante para o crescimento do negócio. Nesse sentido, excesso de estoque equivale a falta de liquidez, enquanto a falta de estoque pode significar perdas significativas para o crescimento dos negócios.

Para calcular o nível de estoque ideal na sua empresa, é necessário ter informações sobre estoque, dinheiro em caixa e vendas em mãos. Eles representam os pontos mais importantes que devem ser analisados ​​em um processo de gerenciamento de estoque.

Além disso, servem de base para definir outros pontos essenciais para a determinação do estoque ideal em sua empresa: requisitos, quantidade de estoque, modelo de reposição e características do fornecedor. Entenda:

Demanda: previsão de demanda de mercadorias a nível mensal e sazonal;

Quantidade de estoque: porcentagem de cada item e o seu nível de saída;

Modelo de reposição: pode ser contínuo ou recíproco. O contínuo ocorre por meio da reposição no momento em que o estoque atinge seu ponto de reposição. Já o recíproco, ocorre quando a reposição é previamente agendada;

Fornecedor: a escolha de um fornecedor deve ser feita levando em consideração não só o preço, mas também a qualidade do produto e o cumprimento dos prazos de entrega.

Como você pode ver, existem várias maneiras de encontrar o estoque ideal para o seu negócio. Além de usar fórmulas matemáticas, é possível trabalhar com previsões e outros métodos.

O mais importante é que o gestor tenha em mente que cada processo é muito importante para a proteção do negócio e a qualidade da entrega do produto final. Não só impulsiona as finanças da empresa, mas também aumenta a competitividade e oferece oportunidades para a empresa crescer.

 

Blog Harsoft