Skip directly to content

Gestão de Estoque

A importância do controle de estoque não é apenas conhecer as mercadorias que entram e saem, como muitas pessoas acreditam.
16/07/2021

Alguns criam a perspectiva de que se trata de uma atividade isolada e como os demais departamentos não influenciam o conteúdo. Uma visão errada de uma tarefa essencial para qualquer negócio.

A gestão eficaz de estoques é tão importante que faz parte do capital de giro. Ou seja, tem um impacto direto na solidez financeira que a empresa tem de se manter no mercado por um período.

Como resultado, a má gestão do inventário pode levar à ruína de grandes planos.

O controle de estoque é a ação para acompanhar a quantidade de mercadorias que a empresa possui. Além disso, verifica quais produtos estão disponíveis para venda ou para uso interno.

Este controle é aplicado a todos os bens que a empresa usa para produzir um serviço ou produto, tanto na parte comercial ou na área de produção - da matéria-prima ao produto acabado.

Portanto, pode-se facilmente concluir que a gestão de estoque é imprescindível no que diz respeito ao fluxo de mercadorias na empresa.

Acompanhar esse fluxo é fundamental para que o setor comercial alcance os objetivos, o setor de marketing desenvolva estratégias e até mesmo o setor financeiro consiga realizar com eficácia algumas de suas movimentações.

6 benefícios que um bom controle de estoque pode trazer para sua empresa:

1. Otimiza recursos

2. Reduz desperdícios e custos

3. Evita que a produção ou distribuição seja pausada por falta de recurso

4. Integra a gestão financeira

5. Melhora o gerenciamento da rotina

6. Garante excelência em atendimento aos clientes

 

Fonte: Equipe Harsoft