Skip directly to content

Automação comercial: Conheça 5 maneiras de aplicar na sua empresa

07/06/2021

A automação comercial é uma forma de tornar o trabalho mais eficiente implantando sistemas e tecnologias que auxiliam no funcionamento da loja. A mecanização de processos manuais torna o dia a dia mais eficiente e amplia a margem de acertos nas transações rotineiras. Confira como ela pode ser implantada de diferentes formas nas transações comerciais:


1. Controle de estoque

O estoque é o coração de mercadorias do comércio. Ter controle sobre o que se tem e quando é preciso realizar novos pedidos é fundamental. Uma das formas de se fazer a aplicação da automação comercial é pela implantação de sistema capaz de gerenciar esse setor. Existem alguns mecanismos eficientes para o controle de estoque para que ele seja instantaneamente atualizado de acordo com as saídas e entradas, facilitando as consultas realizadas durante as vendas.

2. Terminais de consulta
Eles ajudam a dar mais autonomia para o cliente durante uma compra com a consulta direta de preços, sem a necessidade do intermédio de um vendedor. A automação comercial com a instalação de terminais de consulta torna o trabalho de vendedores mais eficiente e, em alguns casos, é possível diminuir o número de atendentes sem prejudicar a qualidade do serviço.  

3. Automação comercial na finalização de vendas
O contato final do cliente com a loja está na hora do pagamento, por isso ele deve ser tão eficiente quanto os outros sistemas de automação comercial. Desta forma, existem duas possibilidades para tornar o processo de pagamento mais eficiente. A primeira delas é a instalação de software de automação que não necessita de identificação de código de barras. Esse tipo de sistema é implantado apenas nos caixas, não sendo interligado com o estoque, por exemplo.

Ele é indicado para estabelecimentos de pequeno porte, pois supre a necessidade de fechamento da compra sem demandar investimentos muito altos.    
Para comércios que utilizam códigos de barras, a melhor opção é a implantação de sistemas de caixa, que são ligados ao estoque, possuem preços e todas as informações necessárias. Este tipo de automação comercial é feita por meio de computadores, implantando um sistema completo e eficiente.

4. Instalação de leitor de código de barras
A digitação de cada código manualmente ou mesmo a inserção dos preços sem vincular ao produto dificultam o controle sobre os produtos vendidos e principalmente, a movimentação de caixa. A implantação de leitor de código de barras integrado ao sistema de caixa ajuda a tornar o processo de venda mais rápido e amplia o controle sobre elas.  

5. Implantação de pagamentos com cartão
O pagamento com cartão é uma realidade no comércio em todo o país. A praticidade em não ter que carregar dinheiro vivo amplia a segurança do comprador. A automação comercial com a instalação de Pin-Pads e de um Software para TEF, Transferência Eletrônica de Fundos é indispensável para a concretização de vendas. Perder um cliente por causa da forma de pagamento é impensável atualmente. Eles são mais eficientes por já estarem conectados ao caixa, assim, não há erro na digitação ou contabilidade de valores pagos, tornando o processo de vendas mais seguro e com menos risco de perdas para o comércio.  

A Harsoft oferece todo o suporte necessário para instalação e manutenção dos sistemas de automação comercial. Entre em contato pelo telefone (67) 3026-5610 ou pelo e-mail: suporte@harsoft.com.br e agende seu orçamento.

Fonte: Equipe Harsoft com informações de Libermac